terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PRESENTÃO DE NATAL E DE DOIS ANOS DE BLOG

ESTIGMA DA CRUELDADE

Elenco: Gregory Peck, Joan Collins, Stephen Boyd, Albert Salmi, Henry Silva, Lee Van Cleef, Kathleen Gallant. Direção de Henry King. Ano 1958

Muita gente fala que os Sapaghetti Westerns quem começou a mostrar um oeste sujo e violento, mas ao ver o filme ESTIGMA DA CRUELDADE, podemos perceber que o Western Clássico já fazia filmes com essa temática, principalmente nos anos 50, quando surgiram filmes como VERA CRUZ (1954) onde o oeste já era cheio de homens maus e violentos, que fazem de tudo pela ambição.

Gregory Peck interpreta Jim Douglass, que vai para uma cidadezinha acreditando que irá assistir o enforcamento dos 4 bandidos que mataram sua esposa, mas no caminho ele é parado pelo ajudante do xerife e é obrigado a entregar suas armas para o homem, pois nenhum estranho andaria armado antes do enforcamento, mas os bandidos conseguem fugir e levam uma mulher como réfem, Jim enpreende uma caçada violenta a estes homens, mais ai é que está o mistério de tudo, será que estes homens seriam os assassinos de sua esposa ou ele estaria enganado.

o filme é excelente, com uma ótima direção de King, o filme já nos mostra uma preparação para o que o gênero seria a partir dos anos 60, com uma maravilhosa fotografia, o filme tem uma das mais belas paisagens já vistas no filme, o elenco é bem bacana, tem até Lee Van Cleef e Henry Silva no elenco, por coincidência ambos se tornariam atores de sucesso trabalhando na europa como atores, Gregory Peck está muito bem como vingador inpiedoso, com o visual todo dark, também lembrando os personagens dos bangue bangues italianos, do personagem Jim Logan interpretado por Anthony Steffen, até Django interpretado por Franco Nero. Curiosidade: o ator Gregory Peck gostou tanto de compor o personagem que comprou uma fazenda na California. Disponível em DVD.

MEU ODIO SERÁ TUA HERANÇA

Elenco: WIlliam Holden, Ernest Borganine, Robert Ryan, Edmond O Brien, Warren Oates, Jaime Sánchez, Ben Jonhson, Emilio Fernàndez, Direção de Sam Peckinpah, Ano: 1969
Em 1969 faltava pouco tempo para o ciclo Spaghetti Western se tornar cômico com o sucesso da série Trinity, nesse intervalo, eis que Pekcinpah fez um filme com a ousadia dos italianos, mas não sabia que faria um dos clássicos do faroeste e que nem marcaria a melhor fase de sua carreira, fim da década de 60 e os anos 70, em que fez filmes como, TRAGAM-ME A CABEÇA DE ALFREDO GARCIA (1974) e ELITE DOS ASSASSINOS (1975).

O filme conta a historia do Bando Selvagem, o cabeça da quadrilha é Pike Bishop (Holden) junto com seu braço direito Dutch Engstrom (Ernest Borganine) assaltam o banco de uma cidadezinha do oeste, o golpe tem sucesso, mas ao conferirem o produto do roubo, ao invés de ouro, encontram rodelas de ferro, após o golpe fracassado, eles vão para o México negociar com Mapache (Emilio Fernández, excelente) general das tropas do governo mexicano ( como o filme se passa em 1913, e revolução mexicana é citada diversas vezes) quer que os gringos roubem armas e ouro do exercito mexicano, mas com Dake Thornton (Ryan) um atigo parceiro que agora os caças e as desconfianças entre o bando e Mapache torna tudo muito complicado.

Excelente filme, um faroeste ousado que soube muito bem usar os elementos do Spaghetti Western sem imitar o que Leone, Corbucci ou outros realizadores faziam, o elenco está recheado de figuras, Holden consegue ser estupendo em sua atuação como Pike, Warren Oates e Ben Johnson conseguem ser uma dupla excelente de atores, Robert Ryan faz um papel um tanto apagado, embora faça um trabalho competente, mas quem rouba a cena são os atores Ernest Broganine e o veterano Edmond O Brien, ambos com atuações exclentes e personagens engraçados e zombadores, já sei que é clichê dizer que Peckinpah é "O Poeta Da Violência" mas não tem como evitar, o cara merece esse título com louvor, com a sua câmera lenta (marca registrada) influenciou o cineasta italiano Enzo G. Castellari e John Woo ( que conseguiu uma puxação de saco da inprensa brasileira por causa das cenas em câmera lenta, mas que já vinha sendo feita por 2 cineastas) Peckinpah mostra várias cenas ao mesmo tempo, como na cena em que o cavalo cai, com uma câmera lenta mostrando o cavalo caindo e a outra do ponto de vista do cavalo , trilha sonora de Jerry Fielding é sem igual e é excelente, principalmente as músicas mexicanas, disponível em DVD simples e duplo.

2 comentários:

Pedro Pereira disse...

Não me recordo de ter visto o primeiro de que falas, mas parece interessante esse facto de ter o sadismo típico dos spaghettis já nessa data em que foi lançado. Terei de vê-lo...

Quanto ao segundo, não há discórdia possível: Pekcinpah é genial!

artur disse...

Estigma tem muitos elementos que fariam parte dos bangue bangues feitos na Italia a partir dos anos 60, e com certeza Peckinpah é genal, mas os filmes dele estão escassos no Brasil, tem que lançarem mais filmes dele por aqui.