terça-feira, 27 de setembro de 2011

A GRANDE NOITE DE RINGO

Elenco: William Berger, Adriana Ambesi, George Riguard, Eduardo Fajardo, José Bódalo, Armando Calvo, Cris Huerta. Direção de Mario Maffei. Ano: 1968. A busca fácil pelo dinheiro, sempre foi um tema recorrente nos Westerns Italianos, seja em Três Homens em Conflito (1966) de Sergio Leone à Sartana (1968) de Gianfranco Parolini, o diretor Mario Maffei dirgie este, que é seu único Western na carreira de diretor, ele participou mais ativamente como assistente de direção, já o ator Willian Berger estréia em seu primeiro Western, quem geralmente o vê como coadjuvante de luxo, tem a oportunidade de ve-lo como astro principal no filme resenhado em questão.

no prológo do filme, 4 assaltantes com lenços nos rostos, param uma diligência e pedem para que os passageiros fiquem de ceroulas, depois procuram na carruagem supostamente o dinheiro do banco de Silver City, mas num pequeno comp artimento, tiram um velhino de lá, que está com 200 mil dólares no terno, os bandidos rasgam a sua roupa e pegam o produto do roubo, o juiz da cidade está preocupado com a situação dos assaltos , mas consegue prender um suspeito, e depois prendem Jack Balman (Willian Berger) outro suposto suspeito, mas ele não sabe do roubo, mas o seu colega sabe demais, então Jack lhe faz uma proposta: ele foge e vai a noite até a cidade de Tombstone, onde os mandantes do roubo são gente importante da cidade, em associação ao bandido Black Norton, Rigo foge da prisão e parte para Tombstone, mas além de enfrentar os mandantes do assalto, Jack terá que voltar para a cadeia de Silver City novamente, antes do amanhecer, agora Jack terá que correr contra o tempo para pegar os 200.000 dólares roubados.

A Grande Noite de Ringo pode parecer aqueles Spaghetti Westerns feitos durante o período, com um anti-herói ambicioso enfrentando vilões piores do que ele por uma fortuna em dinheiro, mas a trama vai acabar surpreendendo o espectador, o filme já inova com a fotografia noturna, e apesar do filme seguir um ritmo rápido e cheio de ação, o filme tem uma certa tensão que lembra os filmes Noir, pois tem quase todos os elementos da vertente, a mulher-fatal, o bode espiatório, e vilões corruptos fazem parte da trama, uma pena o diretor Mario Maffei não ter dirigido mais faroestes, pois mostra uma boa direção, principalente nas cenas de ação do filme, a música de Carlo Rustichelli também faz uma ótima trilha-sonora, mas o forte é o elenco, William Berger está ótimo na pele de do pistoleiro Jack, áinda temos a participação de Eduarrdo Fajardo, na pele do prefito de Tombstone, já José Bó dalo faz uma participação gratuita como o xerife, e Armando Calvo também tem uma ótima participaçã o, mas protagoniza cenas de humor que não combinam com o tom do enredo, e vamos combinar que o título do filme é uma propagandda enganosa, afinal não chamam o mocinho nunca de rIngo, mas sempre de Jack ou forasteiro , mas fora esses pequenos problemas o filme é muito bom e com um final criativo e difernte, não vou contar o que é, disponível em DVD pela Ocean Pictures.















2 comentários:

Pedro Pereira disse...

Achei este bastante fraco. Se bem me recordo tive mesmo de parar a meio, mas vi-o até ao fim!


--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com

ANACPRB disse...

Olá, por favor gostaria de saber a trilha sonora do filme Uma razão outra para morrer. Em especial a última música do filme. Obrigada.