sexta-feira, 29 de abril de 2011

CLINT O SOLITÁRIO/ESTRANHO

Elenco: George Martin, Olga Karlatos, Fernando Sancho, Walter Barnes, Gerhard Rideman, Pinkas Braum. Direção de Alfonso Balcázar. Ano 1967.

Nunca pensei que iria encontrar um filme tão bom em termos de referência como Clint, O Solitário, um Spaghetti Western diferente do que o público estava acostumado, já que a regra era filmar Westerns com tiroteios e brigas a cada 10 minutos, mas Balcázar foge desta regra e realiza um autêntico filme de fã, não é a primeira vez que os europeus fazem westerns ao modo do Western Clássico, muito antes de um Clint Eastwood aparecer na tela vestido de poncho e fumando cigarrilhas.

Clint Harrinson (Martin) é um famos pistoleiro da região Sul, ele quer se reencontrar com a sua ex-mulher, Kulie (olga Karlatos, creditada como Marianne Koch) e seu filho, para abandonar as armas e finalmente viver em paz com a sua família, mas ao chegar lá, presencia que muitos rancheiros da região vem sendo ameaçados pelo poderoso Shannon (Walter Barnes) Clinte tenta viver a paz que tanto buscava, mas seu senso de justiça fala mais alto e Clint acabará se metendo na luta dos pequenos fazendeiros contra shannon e seus filhos.

Um ótimo filme, aqui Alfonso Balcázar realizar um de seus trabalhos mais pessoais, o diretor também aposta mais no drama do que nas cenas de ação, e também podemos dizer que Os Brutos Também Amam (Shane, 1953) foi a sua principal fonte de inspiração, já que tanto Clint quanto Shane, buscam viver em paz e são obrigados a pegar em armas novamente, mas O Matador (1950) conta também essa mesma história, e também o personagem vivido por Gregory Peck quer recomeçar a vida ao lado de um antigo amor e também tem um filho, e o tiroteio no climax da história lembra Montana, Terra Proibida (1950) também no clímax do filme acontece um confronto entre pastores e criadores de gado, balcázar também quebra as regras da técnicas de filmagem de um Spaghetti Wstern e tem uma direção mais clássica, sem aqueles big-clouses habituais no gênero, além de filmar muito bem as cenas de ação, que também ganha uma abordagem mais clássica, já muita gente criticar a música de abertura composta por Nora Orlandi, mas ele combina perfeitamente com as paisagens das montanhas nevadas do Pirinéus, fotografadas muito bem pelo diretor de fotografia Victor Monreal, o filme também aposta no forte elenco, Geroge Martin tem uma ótima atuação na pele do pistoleiro Clint e bastante carismático, Olga Karlatos também não faz feio, Walter Barnes tem uma ótima atuação como Shannon, Fernando Sancho inova como vilão aqui somente como um réles pistoleiro de Shannon, sem aquele ar de humor negro que ele sempre faz tão bem como bandido mexicano , enfim um ótimo filme com ótimas referências ao Western Clássico contando com a Balcázar Producciones Cinematográficas, recomendavel, disponível em DVD, para quem quiser efetuar download: http://sofilmacosfenix.blogspot.com/2011/03/baixar-clint-o-estranho-clint-el.ht










5 comentários:

Pedro Pereira disse...

Eu não fiquei assim tão satisfeito com o filme mas não é de deitar fora. Quem gostou do "Shane" gostará por certo deste.

Agora espero que assistas à continuação ... ou remake para ser mais correcto. Penso que foi lançado no Brasil como "Trinity alguém te espera".

artur disse...

é qu e vocÊ passa mais tempo vendo filmes de faroeste com a inclusão do Spaghetti Western, e gostei sim de Shane, e´parecido, ma s são dois filmes diferentes em sua narrativa, o título da continuação é essa mesmo, na verdade esse seria o nome do original em italiano, para faturara em c ima do su cesso de Trinity, mas segundo o Spaghetti Western Detabase, os distribuidores decidiram lança-lo como uma continuação deste filme.

Anônimo disse...

Olá Artur,

Sou leitor do Faroeste em geral e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Faroeste em geral.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Faroeste em geral, na seção "links".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com

Carlos Alberto disse...

Maravilha de blog, ainda não conhecia, e só pelos temas abordados já virei fã.

artur disse...

valeu Carlos, apareça sempre