domingo, 27 de setembro de 2009

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS

Elenco; Caroline Trevor, John Wayne, Andy Devine, Thomas Mithchell, Louise Platt, George Bancrott,Donald Meek,Berton Churchill. Direção de John Ford Ano: 1939 No Tempo das Diligências é um grande clássico do western, o filme revelou John Wayne como grande astro do cinema, além de virar ícone do western na qual ao longo da carreira faria bons papeis, como Roster Cogburn em Bravura indômita (1969) na qual lhe rendeu o oscar de melhor ator, outro grande estouro foi o diretor John Ford que faria muitos filmes deste gênero entre outros filmes também, esse é um dos filmes que apresenta menos ação do que muitos filmes do Ford, na qual quase sempre tem muitos tiroteios.
a trama: um diligência está sendo preparada para partir, Dallas (Trevor) é um prostituta que está sendo expulsa pela "liga da moral" da cidade junto com o Dr. Boone (Thomas Mitchell, excelente) ainda vão viajar uma das moças da "liga da moral" (Louise Platt) um cavalheiro, um banqueiro e um vendedor de uísque, e ainda na boléia o delegado Curley (George Bancrott) viaja junto com o cocheiro, na estrada são parados por The Ringo Kid (Wayne) um pistoleiro fugitivo que quer chegar a Lordsburg, Ringo é preso pelo delegado, a viajem segue, mas estará cheia de perigo, pois Gerônimo e seus guerreiros estão atacando, agora todo cuidado é pouco para não toparem com os índios e chegarem ao seu destino.
O filme é muito bom e com um ótimo elenco, Wayne está perfeito compondo o personagem, os outros atores também fazem um trabalho competente, mas quem rouba a cena mesmo é o ator Thomas Mitchell fazendo o personagem do Dr. Boone, nunca um médico foi tão engraçado e sério as vezes como este personagem, muito boa a direção de Ford que não poupa o espectador de dar um CLOUSE no rosto do Wayne, a luta contra os apaches no clímax é uma das melhores cenas do filme, mas uma das melhores amostra de direção do Ford é quando ele filma o deserto do Arizona muito bem, o roteiro de Ernest Haycox, Dudley Nichols e Ben Hechit (não creditado) mostra vários tipos de pessoas da sociedade do oeste naquele tempo, desde a mulher da "liga da moral" ao rico banqueiro rico e exigente, o filme também mostra o lado dos excluídos, na cena da refeição por exemplo, os "membros respeitáveis" vão para outra mesa enquanto só ficam Ringo e Dallas na mesa, por essas e outras o filme é obrigatório, disponível em DVD com a imagem preto e branco.

Um comentário:

Ronald Perrone disse...

Grande filme!
Gosto da forma como o Ford coloca dentro da carruagem vários personagens tão diferentes entre si. E também a cena em que o personagem do John Wayne vai saltando de cavalo em cavalo com a carruagem em movimento!