sábado, 26 de janeiro de 2008

o dolar furado. elenco: giuliano gemma, evelin stewart, peter cross, benito stefanneli,nello pazanfinni direção de calvin jackson padget


o dolar furado um grande sucesso nos anos 60, no fim da guerra civil dois irmãos gary o hara (giuliano gemma) e seu irmão phil se separam , gary vai para casa ver sua esposa e phill vai para yellowstone, gary quer dar um vida melhor a sua esposa, então vai se encontrar com seu irmão no tal povoado, mas seu cavalo morre no caminho e gary continua sua trilha andando até chegar em seu destino, ele tenta procurar trabalho para ser remunerado comprar um cavalo e ir embora se encontrar com seu irmão, mas ninguem lhe dar trabalho, o unico que lhe ofereçe trabalho é macory (peter cross) o homem mais rico da região, seu trabalho é prender blackye um perigoso bandido(sem saber que é seu irmão) ele parte para missão, gary entra no bar e lhe dar voz de prisão, mas blackye se vira e atira depois viu que tinha atirado no proprio irmão e é assassinado por macory e seus homens, macory pensou que os dois estavão mortos mais gary estava vivo, pois uma moeda de dolar parou a bala antes de atingi-lo no peito (dai o titulo do filme) ele descobre quem é o verdadeiro bandido e que seu irmão so ajudava os rancheiros contra macory, então gary parte em busca da vingança contra macory. em 1964 por um punhado de dolares não fez sucesso no brasil mas no ano seguinte o dolar furado foi o spaghetti western que agradou o publico brasileiro e marcou a carreira do ator giuliano gemma, o filme até hoje é lembrado pelos fãs do genero, o filme foi lançado em dvd em duas versões: a da wester new line com a dublagem e inmagem não remasterizado e outra versão do dvd totalmente remasterizado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Artur,
Prá vc que entende bem da matéria, gostaria de fazer um questionamento sobre este filme: porque no clip do youtube sobre o filme aparece o nome do ator Montgomery Wood ao invés de Giuliano Gemma? Os demais estão certos, como Evelin Stewart e Peter Cross.

Gallo

JCAS disse...

OH Artur, Giuliano Gemma adotou o nome de Montgomery Wood ao fazer bang bang americano. Certo. JCAS

aprigiohistoria disse...

No início dessa vertente européia do western os produtores perceberam que atores italianos interpretando Cowboy's americanos não seriam bem recebidos tanto no mercado europeu quanto no americano.Então pensaram na estratégia de travesti-los com nomes americanizados para ter acesso principalmente no mercado americano e por conseguinte mundial . Contrariando a vontade de Giuliano Gemma os produtores lhe impuseram o nome Montgomery Wood como o protagonista para o "Dólar furado".Os diálogos também eram dublados para o inglês (para o mercado americano),alemão, francês, italiano e espanhol ( optativo para os mercados esses mercados nacionais) , assim como também o título na abertura recebia uma versão em inglês (por exemplo: "Per un pugno de dollari' passou para "A fitsfull of dollars" e Un dollaro bucatto" passou para "One silver dollar); os técnicos da mesma forma apareciam logo após os atores na abertura do filme com nomes americanizados. O compositor italiano Ennio Morricone recebeu o pseudônimo Dan Savio em "Por um punhado de dólares".

aprigiohistoria disse...

Correções:Na 5ª e 6ª linhas eu quis dizer "optativo para os mercados nacionais" e em italiano o dólar furado é Un dollaro bucato, com apenas um "t"